sábado, 26 de abril de 2008

Alimentos com agrotóxicos podem causar câncer

O consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos pode causar prejuízos saúde humana que vão desde alergia temporária a doenças crônicas. Na lista de alterações provocadas pelos defensivos estão reações neurológicas e sobrecarga do fígado.
"Existem mais de 400 pesticidas permitidos para uso e bactérias diferentes que causam efeitos diversos para a saúde. Podem causar problemas neurológicos, podem levar ao desenvolvimento de câncer e outras patologias", lista a coordenadora do Laboratório de Toxicologia da Universidade de Brasília (UnB), Eloísa Caldas.
Relatório do Programa Nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), divulgado quarta-feira (23) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta contaminação de cerca de 40% do tomate, alface e morango consumidos pelos brasileiros. De acordo com o documento, os riscos saúde, tanto de trabalhadores das lavouras quanto de consumidores, é decorrente do uso de agrotóxicos não autorizados ou acima dos limites máximos permitidos pela legislação.
De acordo com a professora, em geral, não é possível notar a existência de resíduos irregulares de defensivos agrícolas pela aparência ou sabor dos alimentos. "Só se tiver com o nível extremamente alto, geralmente não é perceptível", pondera. "A boa notícia para o consumidor é que a adoção de práticas simples pode reduzir os riscos de contaminação. O que se pode fazer é lavar bastante os alimentos quando chegar em casa em água corrente. Grande parte dos inseticidas que não são sistêmicos são retirados nesse processo de lavagem", recomenda Eloísa Caldas.
A orientação é validada pelo engenheiro agrônomo Nozomu Makshima, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "O consumidor deve seguir a orientação sobre a higienização do produto a ser consumido, principalmente produtos crus: lavar com água limpa, depois deixar de molho em água com vinagre ou cloro e depois lavar novamente em água limpa antes de consumir".
Segundo Makshima, a recomendação vale inclusive para os produtos orgânicos, comercializados como produzidos sem uso de agroquímicos, com riscos menores de contaminação.
De acordo com a professora Eloísa Caldas, em dois anos de análises, o laboratório da UnB não encontrou resíduos de agrotóxicos na maior parte das amostras de produtos orgânicos vendidos no Distrito Federal.
Fonte: Agência Estado, Publicado dia 23.04.2008

Comentários sobre a notícia - Realmente existem muitos riscos de desenvolver câncer ou outro tipo de doenças e para quem quiser confirmar alguns fatos, basta ler o livro: O Futuro Roubado, de Theo Colborn, Dianne Dumasoski e John Peterson Myers, da editora L&PM, 1997. Mais informações no site: http://www.fgaia.org.br/lojinha/futuro.html
De fato, lavar os alimentos pode ajudar na redução da contaminação dos mesmos, mas existe contaminação do meio ambiente e também dos trabalhadores rurais, o que nos leva a recomendar o consumo de alimentos orgânicos e de procedência conhecida pois só assim teremos a garantia de estar consumindo alimentos saudáveis.

Um comentário:

Agatha disse...

obrigada vc ajudou muito no trabalho da escola de agrotoxicos!!!
Valeu