terça-feira, 5 de agosto de 2008

Saiba o que é Leite Orgânico e por quê é mais nutritivo que o convencional...

O que é leite orgânico? Por quê o leite orgânico é mais nutritivo que o convencional?

Leite Orgânico é, basicamente, um leite produzido sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos na produção dos alimentos que a vaca come. Além disso, a vaca não pode receber hormônios para uma maior produção e nem os medicamentos usuais na produção convencional.

Com o título: Leite orgânico é mais nutritivo que o convencional, uma pesquisa feita na Inglaterra comparou a qualidade do leite produzido em sistemas orgânicos e convencionais e chegaram a conclusão que o leite orgânico é mais rico em nutrientes que beneficiam a saúde.

Segundo o estudo, o leite produzido por vacas que pastam naturalmente e têm uma dieta à base de feno é mais rico em antioxidantes, vitaminas, carotenóides e ácidos gordurosos que fazem bem à saúde, como o ômega 3 e o ácido linoleico. Essas substâncias, ajudam no combate ao câncer e aos problemas cardíacos, conforme relatado no livro Anticâncer, de David Servan-Schreiber (2008).

Para quem quiser saber mais sobre a pesquisa, pode consultar a revista científica Jounal of Science of Food and Agriculture, onde se apresenta os resultados de níveis de alguns nutrientes chegando a ser até 60% maior em algumas amostras de leite orgânico.

Gillian Butler, que liderou o estudo, comenta: "Já sabíamos que a dieta das vacas influencia na qualidade do leite. A diferença dessa pesquisa é que ela demonstra que, em fazendas orgânicas, o pasto e a ingestão de feno são as razões mais importantes para as diferenças entre as composições do leite orgânico e convencional".

Fazendas
Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram 25 fazendas no Reino Unido em duas áreas distintas - o sul do País de Gales e o nordeste do país. Entre as fazendas, a pesquisa analisou três diferentes tipos de criação: sustentável, orgânica e convencional.

Os pesquisadores coletaram 109 amostras de leite nas 25 fazendas comerciais ao longo de dez meses. O grupo investigou os efeitos das diferenças nas dietas e tipo de criação na composição nutritiva das amostras.

Os resultados apontam que entre as substâncias benéficas que apresentaram maior teor no leite orgânico estavam os ácidos gordurosos linoleico, ômega 3, antioxidantes, vitamina E e carotenóides. Além disso, as amostras de leite orgânico também demonstraram menor nível de ácidos gordurosos considerados nocivos à saúde, como o ômega 6.

O estudo é financiado pela União Européia e faz parte uma pesquisa em andamento sobre a saúde e bem-estar dos animais, qualidade do leite e que estuda soluções para reduzir o uso de antibióticos na produção de laticínios.

Enfim, os bois e vacas, que são poligástricos, ou seja, têm vários estômagos, são animais que comem fenos e gramíneas, e fazem a digestão. São animais que transformam o pasto em leite e carne, que nós humanos conseguimos comer. Do contrário seria impossível transformar feno e gramas num alimento humano.

Quando a alimentação dos bovinos é na sua grande maioria ração, com pouco feno ou pasto, os estômagos dos bovinos deixam de funcionar como deveríam e isso deve causar algum problema... Como consequência disso, antibióticos e outros medicamentos são utilizados sem muita preocupação. Certamente uma parte do resíduo desses produtos químicos sobra no leite.

Outra coisa que pode sobre no leite que consumimos é resíduo de hormônios que são utilizados para uma maior produtividade.

Em suma, quando o leite é orgânico, a produção é mais próxima do natural, ou do que a natureza levou alguns milhares de anos para organizar. A vaca vive com menos stress e fica menos doente, necessitamos menos ou quase nada de medicamentos para manter sua saúde. E se a vaca está saudável o leite que irá produzir também será saudável!!! Sem falar no sabor que é extremamente perceptível para qualquer apreciador de leite.

Quem quiser provar o leite orgânico, pode encontrar no Terra Verdi - Café Orgânico (www.terraverdi.com.br) , no Recanto Nativo, ou na propriedade de algum produtor da Rede Eco-Vida.

Um comentário:

Iucatan do nascimentop disse...

Muito bacana este artigo só discordo em relação ao manejo de doenças nem todas as doenças podem ser controladas só pelo manejo do gado oque implica no uso de remédios mas mesmo assim não deixara de ser um leite com qualidade se usado como o recomendado.